ACIPI http://www.acipi.org.br Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais Mon, 03 Jun 2019 11:09:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.3 http://www.acipi.org.br/wp-content/uploads/2017/12/cropped-Favicon-32x32.png ACIPI http://www.acipi.org.br 32 32 144669591 Criada a Câmara Setorial de Advogados da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais http://www.acipi.org.br/2019/06/03/criada-a-camara-setorial-de-advogados-da-associacao-comercial-industrial-e-empresarial-de-pinhais/ Mon, 03 Jun 2019 11:07:23 +0000 http://www.acipi.org.br/?p=48009

Com o objetivo de buscar a interação entre os Advogados do Município e da classe empresarial, no dia 23 de maio de 2019 em reunião da Diretoria da ACIPI, foi criada a Câmara Setorial de Advogados da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais.

Uma das missões da ACIPI é o ato de cooperação entre os associados, elevando o nível profissional do empreendedorismo destes, se mostra evidente que um dos gargalos que definem a continuidade da sociedade empresária em suas atividades está diretamente ligada à questões jurídicas como um todo, a exemplo, os entraves e questões das relações empresa e empregado, questões entre empresa e fisco municipal, estadual e federal, questões entre empresas, questões entre empresa e consumidores e, os novos riscos civis e criminais que recaem  sobre o administrador e sócios. Frente a isso oportuna a criação de uma Câmara Setorial da Advocacia, a qual vai colaborar com o fortalecimento do empreendedorismo local, seja no comércio, indústria, prestação de serviços ou atividade rural.

Conforme exposto pelo Coordenador Geral da Câmara Setorial de Advogados, Dr. Alessandro Ricardo de Oliveira, a complexidade dos negócios exige cada vez mais a atuação especializada para que os empreendimentos sejam cada vez mais competitivos e eficientes, e o advogado desempenha um papel fundamental e insubstituível dentro deste cenário, logo, a Câmara setorial exercerá papel fundamental para fortalecer o desenvolvimento e o equilíbrio econômico da Cidade de Pinhais, indo de encontro com a missão da ACIPI.

A abertura da apresentação da Câmara Setorial se deu pelo Presidente da Acipi Sr. Ivaldo Sá Barreto Filho que destacou a importância da criação junto a ACIPI tendo em vista o grande número de advogados atuantes no Município. O Dr. Nélio Benito, Diretor da Câmara Setorial de Advogados complementou a fala do Presidente informando que a Câmara será atuante, e promoverá atividades destinadas aos filiados a ACIPI, Empresariado em geral, Advogados do Município e Bacharéis em direito. Reuniões periódicas, palestras com temas jurídicos relacionados a empresas, encontros com a Advocacia local serão algumas das atividades promovidas pela Câmara.

A Diretoria da Câmara Setorial será composta pelo Coordenador Geral Dr. Alessandro Ricardo de Oliveira, Vice Coordenador Dr. João Carlos Venâncio, 1º Secretário Dr. Mahatney Andrade Braga e 2º Secretário Dr. Rodrigo Fernandes Pantoja. A Direção ficará a encargo do Dr. Nélio Benito, que já faz parte do quadro de Diretores da ACIPI.

O evento de lançamento e divulgação da Câmara Setorial aos demais associados e Advogados em geral será divulgado em breve.

]]>
48009
Empretec – Se conheça melhor e reconheça as suas características empreendedoras. http://www.acipi.org.br/2019/04/14/se-conheca-melhor-e-reconheca-as-suas-caracteristicas-empreendedoras/ Sun, 14 Apr 2019 14:42:20 +0000 http://www.acipi.org.br/?p=47986

Palestra de Sensibilização dia 16 de Abril as 19:00 horas no Ceart ( Av. Ayrton Senna da Silva 2842).

 O EMPRETEC

Desenvolvido pela ONU, o Empretec ajuda você a se conhecer melhor e reconhecer as suas características empreendedoras.

Num ano que promete muitos desafios, não tenha dúvida de que é o momento ideal para melhorar suas competências e se destacar.

Veja alguns resultados alcançados pelos participantes do EMPRETEC:

  • 75% declararam aumento no lucro mensal;
  • 61% passaram a empregar a mais;
  • O custo do emprego gerado caiu em 35%;
  • A taxa de mortalidade das empresas no primeiro ano foi de 7%, enquanto no Brasil é de 46%.

São 6 dias que irão mudar a sua vida e a de sua empresa!

 

AS 10 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS DESENVOLVIDAS NO EMPRETEC

No Empretec o participante estuda as dez características essenciais do comportamento empreendedor e tem a oportunidade de vivenciar fortes mudanças comportamentais, de rever conceitos e atitudes e se preparar para a vida e para o mercado.

Durante o Empretec, você vai encarar seus medos, enfrentar suas limitações, acordar para oportunidades e fortalecer suas habilidades.

O foco em comportamentos acontece porque a metodologia do Empretec é baseada no fato de que o sucesso empresarial vai além da habilidade de gerenciamento de negócios. Depende da atitude do indivíduo.

Portanto, no curso, o participante estuda as dez características essenciais do comportamento empreendedor e tem a oportunidade de vivenciar fortes mudanças comportamentais, de rever conceitos e atitudes e se preparar para a vida e para o mercado.

As 10 características trabalhadas são:

  1. Busca de Oportunidades e Iniciativa

Desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e  de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Um empreendedor com essas características bem trabalhadas:

  • Age com proatividade, antecipando-se as situações
  • Busca a possibilidade de expandir seus negócios
  • Aproveita oportunidades incomuns para progredir
  1. Persistência

Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com essas características:

  • Não desiste diante de obstáculos
  • Reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos
  • Esforça-se além da média para atingir seus objetivos
  1. Correr Riscos Calculados

Envolve a disposição de assumir desafios e responder por eles. O empreendedor com esta característica:

  • Procura e avalia alternativas para tomar decisões
  • Busca reduzir as chances de erro
  • Aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
  1. Exigência de Qualidade e Eficiência

Relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor. Um empreendedor com essa característica: .

  • Melhora continuamente seu negócio ou seus produtos
  • Satisfaz e excede as expectativas dos clientes
  • Cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade
  1. Comprometimento

Característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor:

  • Traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso
  • Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados
  • Coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.
  1. Busca de Informações

Característica que envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. O empreendedor:

  • Envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado
  • Investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços
  • Busca a orientação de especialistas para decidir
  1. Estabelecimento de Metas

Compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo. Assim, o empreendedor:

  • Persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo
  • Tem clara visão de longo prazo
  • Cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado
  1. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

Desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada:

  • Enfrenta grandes desafios, agindo por etapas
  • Adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado
  • Acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão.
  1. Persuasão e Rede de Contatos

Engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.  Dessa forma, o empreendedor:

  • Cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos
  • Obtém apoio de pessoas chave para seus objetivos
  • Desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais
  1. Independência e Autoconfiança

Desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica:

  • Confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros
  • É otimista e determinado, mesmo diante da oposição
  • Transmite confiança na sua própria capacidade

 Atenciosamente;

Dany

Agente de Atendimento Sebrae.

Contatos: (41) 3059-2822 ou danny@acipi.org.br

Associação Comercial de Pinhais – Rua Somália, 35 – Centro Pinhais

 

]]>
47986
Diferencial de alíquotas nas vendas para consumidor final de outros Estados possuem novos percentuais de repasse de ICMS para 2019 http://www.acipi.org.br/2019/01/10/diferencial-de-aliquotas-nas-vendas-para-consumidor-final-de-outros-estados-possuem-novos-percentuais-de-repasse-de-icms-para-2019/ Thu, 10 Jan 2019 11:29:33 +0000 http://www.acipi.org.br/?p=47910

Assuntos Jurídicos – Boletim de Notícias

Diferencial de alíquotas nas vendas para consumidor final de outros Estados possuem novos percentuais de repasse de ICMS para 2019

A quem se aplica? Empresas optantes pelo Lucro Presumido ou Lucro Real com venda para fora do Estado (habitual no e-commerce). Não aplicável nas empresas do SIMPLES NACIONAL e para PRESTADORES DE SERVIÇOS.

Toda empresa, exceto a optante pelo SIMPLES NACIONAL, que execute venda para consumidor final (não contribuinte do ICMS) localizado em outro Estado, deverá recolher o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual integralmente (100%) para o Estado de destino da mercadoria. Em 2018 a proporção aplicada foi de 80% (oitenta por cento) para o Estado de destino e 20% (vinte por cento) para o Estado de origem.

É importante ressaltar que tais valores devem ser informados na nota fiscal eletrônica, demandando assim o ajuste necessário de sistema para o novo cálculo.

Base legal: EC 87/2015

Para retirar dúvidas ou demais esclarecimentos, entrar em contato com nosso canal de atendimento online da ACIPI: acipi@acipi.org.br

Pinhais, 08 de janeiro de 2019.

Rodrigo Mottin

Diretor de Assuntos Jurídicos

]]>
47910
É eleita a nova Diretoria da Associação Comercial de Pinhais – ACIPI http://www.acipi.org.br/2018/12/07/e-eleita-a-nova-diretoria-da-associacao-comercial-de-pinhais-acipi/ Fri, 07 Dec 2018 11:09:12 +0000 http://www.acipi.org.br/?p=47893

Após nova eleição para o Biênio 2019/2020 no dia 13 de Novembro de 2018, é eleita a nova Diretoria para gestão do biênio 2019/2020. A presidência será assumida por Ivaldo Sá B. Filho juntamente com outros empresários de influencia no municipal. A nova gestão tem como proposta o fortalecimento institucional da ACIPI, buscando a extensão de sua representatividade frente as demandas coletivas dos empresários locais.
O biênio 2017/2018 teve como seu presidente Rodrigo Mottin, empresário, contador e advogado, anteriormente diretor voluntario da ACIPI. Na gestão com sua diretoria proporcionou avanços significativos na ACIPI através do fortalecimento dos processos internos e burocráticos peculiares à qualquer associação:
– Fortalecimento da estrutura formal, administração de contingências e necessário ajuste fiscal em tempos de crise;
→ Novos convênios foram firmados como: Unimed, Dental Uni, Cooper Card, Guia-se Negócios pela Internet e Comprove;
→ O Crédito Orientado em parceria com a Credisol, SGC e Fomento é uma das ações formalizadas para
que MEI e empreendedores encontrem na Associação recursos financeiros para angariar seus projetos;
→ A Junta Comercial obteve reestruturação de funcionários e de estrutura, com crescimento superior à 100% em atendimentos e relatorias;
→ Crescimento no atendimento do Certificado digital e serviços de SPC;
→ Aumento do número de Associados;
→ Reestruturação do site, com mais conteúdo e padronização de imagens;
→ Ativação do marketing digital, através de publicação semanal do Facebook e ADS patrocinado;
→ Participação com patrocínios a cultura do município, como o 1° Salão de Artes Visuais 2017 e o 13o Festival de teatro de Pinhais em 2018;
→ Capacitação da equipe através de parceiros como CACILESTE, SPC Brasil, SEBRAE e Junta Comercial PR;
E para finalizar as ações desta gestão, a ACIPI promove em parceria com o SEBRAE, Prefeitura de Pinhais e FAPI a 1a Semana Empresarial de Pinhais que acontece no Hotel Slavieiro, ofertado gratuitamente aos empresários com 3 dias de capacitações, palestras e Cases de Sucesso dos empresários locais.
Que a Associação avance cada vez mais junto ao Município de Pinhais.
Att. Diretoria.

]]>
47893
1ª Semana Empresarial de Pinhais http://www.acipi.org.br/2018/12/07/1a-semana-empresarial-de-pinhais/ Fri, 07 Dec 2018 10:45:43 +0000 http://www.acipi.org.br/?p=47881

A 1a Semana Empresarial de Pinhais foi um sucesso, marcada pela qualidade e conteúdo abordado pelos palestrantes!
Que o conhecimento adquirido traga energia e motivação para que o empresariado de Pinhais inicie 2019 com novos projetos, planejamento e realize muitos negócios!!!
A ACIPI agradece a todos que compareceram ao evento, às instituições e empresas parceiras e colaboradoras que contribuíram para a realização do mesmo.

]]>
47881
STF decide que contribuição sindical é facultativa http://www.acipi.org.br/2018/07/08/stf-decide-que-contribuicao-sindical-e-facultativa/ http://www.acipi.org.br/2018/07/08/stf-decide-que-contribuicao-sindical-e-facultativa/#respond Sun, 08 Jul 2018 22:25:20 +0000 http://www.acipi.org.br/?p=47724

STF decide que contribuição sindical é facultativa

A quem se aplica? Todas as empresas e empregados.

Em julgamento realizado na quinta feira dia 28 de junho, o STF considerou que a contribuição sindical é facultativa. Desta forma, o desconto só pode ser efetuado com autorização do empregado.

A reforma trabalhista aprovada ano passado já tinha tornado a contribuição facultativa, mas as entidades sindicais alegavam inconstitucionalidade da nova lei, entretanto os argumentos não foram acatados pela maioria dos ministros do STF, que reafirmaram a legalidade da reforma trabalhista no que se refere a este tema.

 

 

Para retirar dúvidas ou demais esclarecimentos, entrar em contato com nosso canal de atendimento online da ACIPI: acipi@acipi.org.br

 

Pinhais, 02 de julho de 2018.

Rodrigo Mottin

Presidente

]]>
http://www.acipi.org.br/2018/07/08/stf-decide-que-contribuicao-sindical-e-facultativa/feed/ 0 47724
Adesão ao parcelamento especial (PERT) do SIMPLES NACIONAL poderá ser efetuada entre 4 de junho e 9 de julho http://www.acipi.org.br/2018/06/07/adesao-ao-parcelamento-especial-pert-do-simples-nacional-podera-ser-efetuada-entre-4-de-junho-e-9-de-julho/ http://www.acipi.org.br/2018/06/07/adesao-ao-parcelamento-especial-pert-do-simples-nacional-podera-ser-efetuada-entre-4-de-junho-e-9-de-julho/#respond Thu, 07 Jun 2018 04:34:21 +0000 http://www.acipi.org.br/2018/06/07/adesao-ao-parcelamento-especial-pert-do-simples-nacional-podera-ser-efetuada-entre-4-de-junho-e-9-de-julho/

A quem se aplica? Empresas optantes pelo SIMPLES NACIONAL e MEI.

Lançada pela Lei Complementar n. 162 em 06/04/2018, ficou aprovado o PERT-SN (Regime Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo SIMPLES NACIONAL). O sistema da RFB para a opção e pagamento, todavia, passou a estar disponível a partir de 4 de junho, com limite em 9 de julho de 2018.

Poderão ser parcelados e/ou renegociados débitos vencidos até a competência do mês de novembro de 2017, da seguinte forma:

Condição: Pagamento de 5% da dívida consolidada, sem reduções, em até cinco parcelas mensais, e o restante:

• Liquidado integralmente, em parcela única, com redução de 90% nos juros, 70% na multa e 100% dos encargos legais;

• Parcelado em 145 parcelas, com redução de 80% nos juros, 50% na multa e 100% dos encargos legais;

• Parcelado em 175 parcelas, em parcela única, com redução de 50% nos juros, 25% na multa e 100% dos encargos legais.

O valor da parcela mínima mensal é de R$ 300,00, exceto para os MEI (Micro Empreendedores Individuais), que terão o valor definido por Resolução específica.

A novidade é que o pedido somente poderá ser executado através de certificado digital da empresa ou do representante legal.

Para retirar dúvidas ou demais esclarecimentos, entrar em contato com nosso canal de atendimento online da ACIPI: acipi@acipi.org.br

Pinhais, 05 de junho de 2018.

Rodrigo Mottin

Presidente

]]>
http://www.acipi.org.br/2018/06/07/adesao-ao-parcelamento-especial-pert-do-simples-nacional-podera-ser-efetuada-entre-4-de-junho-e-9-de-julho/feed/ 0 47701
O que é Marketing Digital ??? http://www.acipi.org.br/2018/04/17/ponto-de-atendimento-ao-empreendedor-de-pinhais-ganha-selo-de-referencia-2/ http://www.acipi.org.br/2018/04/17/ponto-de-atendimento-ao-empreendedor-de-pinhais-ganha-selo-de-referencia-2/#comments Wed, 18 Apr 2018 01:07:32 +0000 http://www.acipi.org.br/?p=47628

O QUE É MARKETING DIGITAL???

Marketing Digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

De acordo com Martha Gabriel – 2015 “Não ter presença digital significa não existir no mundo digital, na internet. Para alguns tipos de negócios, isso é o mesmo que não existir realmente. Se fizéssemos uma analogia com o mundo físico, uma empresa que não tem presença digital equivale a uma empresa sem endereço, sem telefone, sem marca, ou seja, que não existe” .

O marketing digital é dominado por Redes Sociais e Google, todos pensam apenas nas campanhas, mas se esquecem do fundamental, um bom site. Sem um bom site, toda a credibilidade de marca, exposta nas Redes Sociais se perde, pois é lá que o consumidor vai pesquisar mais sobre sua marca e produtos. A estratégia de marketing digital, de levar audiência para o site, é antiga, mas é uma das mais válidas e poderosas até hoje. Se uma pessoa foi impactada por qualquer canal e de lá foi para o site, a chance dele se relacionar com a sua marca cresce. Se ele achar o conteúdo bom e relevante, as chances aumentam mais ainda.

Mas por onde começar?

– O primeiro passo é entender o perfil de seu consumidor, público-alvo, como ele se relaciona com seu negócio, onde e como ele busca informações sobre seu produto?

– Defina um planejamento e um conjunto de estratégias para início de suas ações digitais escolhendo canais adequados aos objetivos de sua empresa que estejam de acordo com sua capacidade de investimento e objetivos financeiros.

Algumas dicas:

– Analise o comportamento de seu consumidor:

Saibam onde eles estão como se comportam na internet e como buscam informações sobre seu negócio.

– Planeje:

Faça seu planejamento com calma e defina todos os passos que serão importantes para seu negócio. Monte seu cronograma e anote seus resultados.

– Conheça seus concorrentes:

Avalie seus concorrentes e saiba como se comportam.

– Tenha um objetivo específico e claro:

Defina com clareza seus objetivos e avalie o impacto em seu negócio.

– Reavalie:

Sempre reavalie suas ações, a internet muda muito rápido,é importante acompanhar esse crescimento e se atualizar sempre.

Marketing Digital é para qualquer tamanho de negócio. Sua empresa pode começar pequena e crescer muito com essa estratégia de marketing!

Daniela Pimenta – Diretora de Planejamento Estratégico da Guia-se Pinhais Agência de Marketing Digital.

****A GUIA-SE PINHAIS em parceria com a ACIPI – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais – oferece as Empresas Associadas pacotes de serviços com valores diferenciados, e Consultoria Gratuita para Empresas que desejam investir ou já investem em Marketing Digital mas tem dúvidas sobre qual a melhor estratégia na Internet para seu ramo de negócio.

https://business.facebook.com/guiasepinhais/

]]>
http://www.acipi.org.br/2018/04/17/ponto-de-atendimento-ao-empreendedor-de-pinhais-ganha-selo-de-referencia-2/feed/ 1 47628
Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Pinhais ganha Selo de Referência http://www.acipi.org.br/2018/04/11/ponto-de-atendimento-ao-empreendedor-de-pinhais-ganha-selo-de-referencia/ http://www.acipi.org.br/2018/04/11/ponto-de-atendimento-ao-empreendedor-de-pinhais-ganha-selo-de-referencia/#respond Thu, 12 Apr 2018 01:47:55 +0000 http://www.acipi.org.br/?p=47612

 

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Pinhais ganhou o Selo de Referência em Atendimento fornecido no Encontro Estadual dos Pontos de Atendimento do PR pelo Sebrae.

O propósito do Selo de Referência em Atendimento é atestar o desempenho e comprometimento da rede de parceiros do SEBRAE/PR no atendimento aos empreendedores e empresários e na promoção da sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios.

A Prefeitura de Pinhais, ACIPI, a FAPI e a Agente Danemary A. Cordeiro, receberam uma Placa de Agradecimento pela parceira na promoção e desenvolvimento dos pequenos negócios no Paraná.

]]>
http://www.acipi.org.br/2018/04/11/ponto-de-atendimento-ao-empreendedor-de-pinhais-ganha-selo-de-referencia/feed/ 0 47612
Aprovado o PERT (parcelamento especial) das empresas optantes pelo SIMPLES NACIONAL http://www.acipi.org.br/2018/04/11/47592/ http://www.acipi.org.br/2018/04/11/47592/#respond Thu, 12 Apr 2018 00:29:28 +0000 http://www.acipi.org.br/?p=47592

A quem se aplica? Empresas optantes pelo SIMPLES NACIONAL e MEI.

 

Publicada a Lei Complementar n. 162 em 06/04/2018 no Diário Oficial, aprovando o PERT-SN (Regime Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo SIMPLES NACIONAL).

Poderão ser parcelados e/ou renegociados débitos vencidos até a competência do mês de novembro de 2017, da seguinte forma:

Condição: Pagamento de 5% da dívida consolidada, sem reduções, em até cinco parcelas mensais, e o restante:

· Liquidado integralmente, em parcela única, com redução de 90% nos juros, 70% na multa e 100% dos encargos legais;

· Parcelado em 145 parcelas, com redução de 80% nos juros, 50% na multa e 100% dos encargos legais;

· Parcelado em 175 parcelas, em parcela única, com redução de 50% nos juros, 25% na multa e 100% dos encargos legais.

O valor da parcela mínima mensal é de R$ 300,00, exceto para os MEI (Micro Empreendedores Individuais), que terão o valor definido por Resolução específica.

Outras regras, como também a data de inicio dos pedidos, ainda serão publicadas em regulamentação.

Para retirar dúvidas ou demais esclarecimentos, entrar em contato com nosso canal de atendimento online da ACIPI: acipi@acipi.org.br

]]>
http://www.acipi.org.br/2018/04/11/47592/feed/ 0 47592