ACIPI, 30 ANOS DE HISTÓRIA

A história da ACIPI enquanto instituição está associada à emancipação política de Pinhais. Entendida como interlocutora do movimento empresarial tem registros de diversos fatos que não só antecedem o movimento emancipatório bem como o influenciaram.

Pelos registros da ACIPI percebe-se que o desenvolvimento econômico de Pinhais trouxe para a região um desconforto que se arrastaria até 1992. Na visão dos empreendedores a economia do distrito se sustentava da frágil economia de Piraquara mas tinha os olhos e os relacionamentos inteiramente voltados para os interesses da capital do Estado.

Lá nos primórdios, com pouca vocação econômica, Piraquara se formou como fornecedora de água para Curitiba, mas agora a região se desenvolveu economicamente e busca espaço no cenário estadual. Com a eleição do deputado João Leopoldo Jacomel, o distrito tem um representante legítimo a divulgar as aspirações da região de Pinhais. É pela sua obra que a antiga estrada do Encanamento será substituída pela PR 415, agora rodovia estadual. De outro modo, havia diversos conflitos de interesses comerciais, industriais e residenciais em relação à legislação vigente, incompatível com um acelerado processo de urbanização e desenvolvimento econômico. No início eram chácaras que depois viraram pequenos bairros distribuídos entre os dois rios, Atuba e Palmital, seguida de uma diversificada economia que crescia no ritmo do desenvolvimento da região metropolitana. Nesse cenário de intenso desenvolvimento o segmento empresarial que a cada ano ocupava mais espaço sentia a necessidade de reivindicar a infraestrutura mínima que a região precisava, em especial no tocante a vias públicas, mobilidade e serviços essenciais entre outros.

A região era muito carente. Naquele tempo não havia energia elétrica à disposição, a água era racionada, isso nas regiões em que existia água tratada; a iluminação pública quase inexistente, os pedidos aos órgãos estaduais para a abertura e registro de empresas demoravam vários meses, além da falta de parâmetros oficiais de edificação, criando incerteza e insegurança.

Nesse cenário, um grupo de empresários começou a se organizar. De início, um  grupo de amigos que convocaram outros empresários para uma primeira reunião na indústria de Guardanapos Alvorada do sr Paulino onde foi deliberado que o sr Siegfried Boving representante da Metalúrgica Unida, fizesse uma minuta do estatuto da futura entidade (ACIPI) Associação Comercial e Industrial de Pinhais. Tempos depois, foi apresentada em assembleia a chapa que se tornaria a primeira diretoria da ACIPI, a qual era presidida pelo Sr Edgar Zigmuller. O Estatuto foi registrado em cartório pelo Sr. Siegfried Boving, que viria a ser o segundo prefeito de Pinhais.

Os fatos que determinaram a fundação da Associação Comercial  datam de 1990 mas o registro oficial da Acipi ocorreu em  23/04/1991. Já na época da fundação da associação, as aspirações emancipatórias eram percebidas nos diversos bairros. A população sonhava com dias melhores. Foi nesse clima que os políticos da época perceberam a oportunidade e rapidamente fizeram a emancipação política transformando  o distrito em cidade em 1992, após plebiscito realizado em 1991.

Nascia assim a cidade de Pinhais, atendendo aos anseios da classe empresarial aqui existente e dos cidadãos que acreditavam nesse ideal, liderados por uma associação comercial e industrial, com propósitos de integrar e articular esses segmentos em torno de objetivos comuns. Desde a sua fundação, a ACIPI participou ativamente das decisões que ditaram o rumo do município, contribuindo de forma significativa para o seu crescimento.

Em meados de  2009 a ACIPI voltaria a ser protagonista do desenvolvimento econômico e social do município, tendo se reestruturado em uma nova sede localizada próximo ao centro financeiro e administrativo da cidade, estabelecendo uma nova era de desafios e avanços em parceria com a prefeitura de Pinhais, por intermédio da recém criada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e com o Governo do Estado. Fruto desse novo momento histórico, foram implantados no ano de 2011 o escritório regional da Junta Comercial do Paraná e o Ponto de Atendimento ao Empreendedor do SEBRAE, que viriam a abrigar na sequência o Banco do Empreendedor, e a Sala do Empreendedor.

Inauguração do Escritório Regional da Junta Comercial do Paraná em Pinhais.

31 de outubro de 2011

Inauguração do Ponto de Atendimento ao Empreendedor do SEBRAE em Pinhais

23 de novembro de 2011

Ainda na esteira dessas mudanças e inovações, em 2012, inaugurou no mesmo prédio a primeira Cooperativa de Crédito do Município, o SICOOB, promovendo a integração entre o empresariado local, a prefeitura, o governo do estado e as entidades de apoio e fomento ao empreendedorismo. Fruto dessa grande parceria, Pinhais se destaca no cenário nacional recebendo em 2016 o Prêmio Cidade Empreendedora e Prefeito Empreendedor concedido pelo SEBRAE.

Inauguração da Agência do Sicoob em Pinhais.

03 de fevereiro de 2012

Diretoria da ACIPI

Ponto de Atendimento ao Empreendedor do SEBRAE e Escritório Regional da JUCEPAR

Equipe de Atendimento ao Associado.

Fonte:

Ivaldo Sá Barreto Filho  (Presidiu a Acipi entre  2010 e 2020 )

José Martins dos Santos  (Secretário Municipal de 2009 a 2020)