O município de Pinhais faz parte da região metropolitana de Curitiba, emancipada do município de Piraquara em 1992. Ganhou este nome devido à grande quantidade de pinheirais na época da construção da Ferrovia Curitiba-Paranaguá (1885), nesta localidade se estabeleceram as primeiras comunidades dos trabalhadores. O que também contribuiu para a conglomeração de pessoas na região foi a instalação de uma fábrica de cerâmicas em 1910, proporcionando produtividade e emprego.

As fazendas eram presentes, porém espalhadas e os proprietários utilizavam-nas para a criação de gado e plantio agrícola. No início do século XX muitos imigrantes europeus, sobretudo italianos, vieram para o cultivo de terra e manufaturas artesanais e estabeleceram-se na região, fundando a primeira capela em madeira chamada de Igreja Colônia Santa Maria do Tirol, localizada em Piraquara. Em 1930, Pinhais foi escolhida para abrigar a fábrica de cimentos Portland, devido à proximidade com Curitiba e Rio Branco do Sul, município rico no mineral.

A urbanização começou com o loteamento das fazendas, que, atualmente, está intimamente ligado ao nome das regiões de Pinhais. Com o crescimento do povoado – principalmente pelo êxodo rural-, a comunidade reclamou por serviços públicos e infraestrutura, além dos direitos políticos sociais. Após muita luta para suprir as necessidades do povo e conquistas políticas, o plebiscito de emancipação foi aprovado, como já citado. O primeiro prefeito pinhaense foi João Batista Costa, que assumiu a prefeitura em 01 de janeiro de 1993. A atual prefeita é Marli Paulino, que assumiu em janeiro de 2017.

O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann possui, desde 2008, um ambiente nomeado de “Espaço Memória” com documentos e fotos que colaboram para a reconstrução da história de Pinhais.

Olhando pelo viés econômico e de desenvolvimento, de acordo com o Censo IBGE de 2014, a cidade tinha um PIB per capita de R$ 40.994, que, comparada com os outros municípios do estado, a coloca na posição 29 de 399. Mas, se comparada com cidades de todo o Brasil, garante a posição 368 de 5570. Segundo, também o Censo IBGE de 2015, as pessoas trabalhadoras em relação à população total era de 40,9%, ou seja, 52 mil pessoas. Estima-se que no ano de 2017 tenha-se 129.445 pessoas em Pinhais.

O sistema FIRJAN, orientado pelas organizações SESI, SENAI, IEL, FIRJAN E CIRJ, desempenha seu papel na competitividade empresarial, desenvolvimento econômico, educação profissional, produtividade para indústria, empreendedorismo e desenvolveu o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal com base nos dados disponibilizados pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Este índice aborda anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros nas áreas: emprego e renda, educação e saúde. Pinhais foi classificada como de alto desenvolvimento, possuindo um índice de 0, 8228 em uma escala de 0 a 1. O estudo foi realizado em 2015, mas tendo como base o ano de 2013.

Além disso, o Autódromo Internacional de Curitiba e a Expotrade, centro de convenções e exposições, estão localizados no município, destacando-o e gerando ainda mais visibilidade. Feiras com grande notoriedade como a Ferramental já foi realizada na Expotrade e recebeu expositores de diferentes localidades do país, especializados em Indústria Elétrica, Eletrônica, Automação Industrial e Embalagens, cuja participação também esteve a ACIPI.

Portanto, o município de Pinhais garante evidência e propensão ao crescimento e desenvolvimento econômico devido à vantagem da localização geográfica, perto do centro de Curitiba, e sendo cortado pela Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415). Programas que visam à melhoria do comércio varejista, o conhecimento do mercado e gestão de recursos e cursos e consultorias são oferecidos na cidade. Leis municipais de incentivo ao microempreendedor individual e às empresas de pequeno porte incentivam o sucesso destas, por exemplo, o “Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Município de Pinhais – PROINDESP”, que tem por objetivo instigar, enriquecer e diversificar a atividade econômica e, consequentemente, fomentar a geração e manutenção de renda e empregos diretos e indiretos.

Pinhais encontra-se em constante crescimento e desenvolvimento, a ACIPI é parceira da Prefeitura Municipal interagindo para promoção e desenvolvimento de diversas atividades e participando das decisões que levam a um novo caminho para o crescimento sustentável da cidade.

Empreendedor, Empresário prosperando juntos com Pinhais!

Faça parte da ACIPI!

A Associação apoia, capacita e oferece diversos serviços para que sua empresa cresça e gere mais negócios!